28 outubro 2008

O que me sabe bem

Os livros são como o vinho.
Um vinho bom é aquele que nos sabe bem na altura.
Um livro bom, também.
Se me perguntarem pelos meus livros preferidos, não hesitarei e respondo, entre outros, "Ensaio Sobre a Cegueira". Li este livro há uns nove ou dez anos atrás. É brutal, e aconselho a lerem (pelo menos tentarem). Foi o primeiro livro que li de Saramago. Nunca mais larguei o homem.
Agora vem aí o filme. Não gosto de ver os filmes dos livros que li. Mas este está-me a despertar demasiado interesse.

PS. Sempre que alguém me buzina num semáforo recordo como começa o livro.

10 comentários:

Leonor disse...

Tenho uma luta com o Saramago ... não consigo ler o Homem. Não és a primeira pessoa a falar-me no Ensaio da cegueira, que talvez devesse começar por aí ...
Lá vou eu tentar o Nobel mais uma vez ...
Beijuka

Maria Cardeal disse...

Até posso compeender o facto de não o conseguires ler. Mas tal como iniciei o post, às vezes é a altura em que o lemos que faz a diferença.
Dou-te um outro exemplo: "O Riso de Deus" do Alçada Baptista, foi-me oferecido há meia dúzia de anos atrás, tentei lê-lo várias vezes e não "pegava"... li-o no inverno passado, gostei muito da escrita e do românce em si. E assentou que nem uma luva para o "frio que fazia".
Beijo

Leonor disse...

É possível, admito que sim, isso já me aconteceu.
Confesso que as minhas tentativas foram sempre com o Memorial e a coisa não arranca mesmo.
Ou seja, resumindo e concluindo, espero que a temperatura desça abaixo dos 10º e que o carregamento de azinho para a lareira me encha arrecadação e depois então agarro no Ensaio sobre a cegueira, boa? ;)
hehehe
Beijuka

Maria Cardeal disse...

Mlee,
essa é uma bela combinação. Força.

hothotheart disse...

hum por acaso ainda n li esse

Maria Cardeal disse...

Hot,
tem partes muito "duras", mas é muito bom.

Belota disse...

Pois, quem diz que não gosta ou não consegue ler Saramago, é porque começou com o Memorial do Convento e não com o Ensaio Sobre a Cegueira, que é sem dúvida dos melhores livros de sempre. Maria Cardeal estou contigo, não só é o meu preferido, como me lembro sempre da história quando estou a apanhar seca nos semáforos... ;)

Maria Cardeal disse...

Belota (gosto do nome),
Não sei se ainda teria a mesma opinião se tivesse começado com o Memorial do Convento...
Também me parece que, tem a ver com a altura em que os livros nos caem nas mãos...

Pedro de Payalvo disse...

também foi o meu primeiro livro do saramago, bem me enganou...

gostei mesmo desse livro, e por causa desse livro que lhe ando a dar hipóteses...

ensaio sobre a lucidez - desisti...
memorial do convento - li todo...
a caverna - li todo...
homem duplicado - desisti...
terra de pecado - li todo...

o saramago é um chato, o ensaio sobre a cegueira, foi o topo...

Maria Cardeal disse...

Pedro,
é tramado quando vamos atrás doutros livros que igualem "aquele", curiosamente na tua lista não estão dois dos que poderia nomear como bastante bons, também: "Todos os Nomes" e Jangada de Pedra".
(achei piada ao "li todo..."; "desisti".)
Um beijo para ti