06 março 2008

TPC

O Senhor da loja de electrodomésticos diz sabiamente que, a placa de indução consome metade da energia, que aquece primeiro o que está dentro dos tachos, que é extremamente fácil limpar (isto é música para os meus ouvidos), mas só funciona com a acção magnética dos tachos.
Não percebo quase nada de materiais ferrosos.
Munida de íman na mão, encostei-o a todos os cus disponíveis cá de casa para confirmar o dito poder magnético.
Das duas uma:
Compro uma placa normal, que até custa metade do preço e todos os tachos servirão;
Compro a famigerada placa de indução, dou uma pipa de massa e tenho que comprar um trem de cozinha especial de corrida.
Dito assim, a escolha nem me parece nada difícil.

5 comentários:

Avis Rarum disse...

2+2=4
a tecnologia é assim... dispendiosa...

vacamalhada disse...

Compra um "camping gás", que aquece qualquer alumínio manhoso... ;)

Maria Cardeal disse...

Ave rara,
dispendiosa é só o apelido.

Malhada,
parece-me bem, poderia cozinhar na sala ou no quarto, conforme a ocasião :))

Pedro disse...

os vitrocerâmicos, sem placas de indução, também são fáceis de limpar e podem ter alogéneo (mais rápidos a atingir a temperatura seleccionada) ou placas eléctricas convencionais (que hoje já chegam à temperatura que se quer em menos de 5 seg); ao princípio pensei num 2+2, 2 alogéneo e 2 standard, parecia-me a escolha acertada; e disseram-me o óbvio: o alogéneo é uma lâmpada e pode fundir; ok, venha então 4 standard; foi aí que me tentaram (mesmo) convencer com a indução... ao que eu disse: pois, e preciso de panelas especiais; e a vendedora: que também temos! e que eu respondi: e eu não quero! agora vou deitar fora tudo o que tenho, não?! era o que mais faltava

para lá do desperdício de ter que comprar tudo novo, há uma coisa que me assusta na indução: é muito bonita, mas nenhuma tecnologia é perfeita; - o que acontece ao campo magnético gerada fora do tacho? se tenho relógio no pulso o que é que lhe faz a indução? um choque "tecnológico" magnético? não uso relógio mas não estou para arriscar

vou encomendar o vitrocerâmico com 4 standard: é mais barato, mais fino (liberta espaço por baixo para mais uma gaveta) e a facilidade de limpeza é a mesma

Maria Cardeal disse...

Num relance,
posso-te garantir que ouvi essas e outras explicações, fartei-me de ponderar. Conclusão: Vitrocerâmico com 4 standard. :D
São lindos e muito fáceis de limpar, e mais baratos.tem atenção a pormenores de "desmontar" para limpar. Tipo, faz o exercício de imaginar que entornaste uma quantidade consideravel de líquidos, tens que retirar as peças todas para limpar, faz esse exercício no acto de escolha. Algumas das placas vão-te surpreender...
Boa escolha.
Volta sempre.