27 dezembro 2007

Jantar de Natal, quem se ocupou de quê?

Os mesmos cinco de sempre. O Pai a mãe e "os miúdos", como eles nos chamam.
A mãe na azáfama costumeira dos pratos principais e típicos de Natal. A cozedura perfeita, os acompanhamentos certos, os molhos mais adequados.
A mana, a mais velha, adepta da "nouvelle cousin" menos própria para esta altura, brilha sempre, no que diz respeito às entradas. Ele é torradinhas de alho e azeite + filetes de anchova + patê de azeitona + salmão cru fatiado + queijinhos + umas coisas que sabem bem mas que nem sempre sabemos o que é.
O pai trata do vinho, da lareira e observa a sua prole.
O mano, o mais novo, põe a mesa, "desarruma" os pratos "compostinhos" da mana mais velha.
Eu, a do meio, não faço nada e faço muito. Dou uma mãozinha à mãe, para ver se aprendo alguma coisa. Não me atrevo a tocar nos super decorados pratos da mana mais velha, troco os copos que o meu mano colocou na mesa, corrijo os talheres, convenço o pai a experimentar outro vinho que não o da sua selecção. Aqueço o cu à lareira.
Tudo aposto para comer. Ocupamos os lugares de sempre. Perfeito.


Nota: A 1ª garrafa de vinho não estava boa (opinião minha), o pai insistiu e até apontou o facto de ter sido eu a escolher. Comecei a piscar o olho à segunda garrafa. Desatei a servir toda a gente com a primeira para ver se a despachava. Quase que não me deixavam abrir a segunda... a mãe ajudou, ainda bem, o vinho era excelente. Também foi a mãe que me "ajudou" a despachá-la, o meu pai topou-nos. Comentou que já estávamos assim... com aquela cor saudável. A mãe também gosta de vinho tinto.
Não queriam que eu saísse às ervinhas do monte, pois não?

1 comentário:

Avis Rarum disse...

É uma época de comida e bebida...
Eu... bem vê a lareira... lolol
Um Bom Ano Novo!!!