04 maio 2008

Muita fama, algum proveito

Não há "bicho careto"* que convide para jantar cá em casa, que não se lembre de trazer uma garrafita de vinho. Da fama não me livro, já do proveito...
Vou continuar a convidar prazeirosamente os meus bons amigos para cá virem. Mas, na próxima jantarada, que tragam a comida, do vinho trato eu.
Desta vez trouxeram Lapadas**. O nome não me augurava nada de bom, uma lapada*** na minha terra, não é coisa boa para se oferecer a ninguém.
Não colocaria esta bebida na minha carta de vinhos, talvez na de refrigerantes. Seja como for, o nome, Lapadas**, percebe-se bem, depois de o beber. É de tombar, depois de uma lapada*** destas.



*("bicho careto" - expressão transmontana, aqui, significa qualquer um...
"Os Caretos, representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo, saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros".)

**(Lapadas - Vinho frisante ou gaseificado de Santa Marta de Penaguião das Caves Santa Marta, instaladas na Região Demarcada do Douro.)

***(lapada - em bom transmontano significa dar ou levar uma pedrada, ou uma bofetada, um pontapé...)

9 comentários:

Rostro disse...

como te compreendo. n é mau trazerem bebida mas a comida as vezes interessa! qtas e qtas vezes já me quinei prozaicamente (eheheh!) com essas coisas. Só se pensa em beber mas é preciso aguentar a bebida... N vale a pena estar tudo de rastos sem pelo menos (o mínimo dos mínimos) terem batatas fritas. bebedolas!

Rocket disse...

Por essas e por outras é que não gosto que me tragam nada, nem prendas...

Ana Silva disse...

Ah seus probres e mal agradecidos.

(lol)

Eu não comento, (ok já o fiz).

Quem vive em casa dos papás ainda, limita-se a "comer". Brincadeirinha, a convidar também. Mas "logicóevidente", que é diferente.

Sinto-me ligeiramente mais "culta", saio daqui mais rica, mesmo.

Lapadas é giro. Gostei. E nem provei. Claro está que, "tombar" seria certo e sabido.

beijinho ;)

Maria Cardeal disse...

Rosto,
a comida até chegou, o dito vinho é que se bebeu tipo coca-cola, mais um pouco e as quedas não seriam tão "prozaicas".

Rocket,
ai prendas! Aí está uma bela ideia, farei uma lista de coisas que preciso cá para a casa e podem começar a oferecer à vontade (desde que esteja na lista, afinal é um bocadinho mau quando nos oferecem algo que não queremos de todo).

Ana,
por acaso, sou um pouquinho ingrata, às vezes :))
Uma das coisas boas de se morar sozinha é dar as festas que bem se entender (não é assim tão linear, mas não roubemos magia à coisa).
beijos

Avis Rarum disse...

quando me tocar a mim... posso levar pão, alentejano, e para tornar a coisa internacional... faço caipirosca... uma panela deve chegar... :)

MIN disse...

que tal o livro?
kiss

vanus disse...

Eu levar-te-ia um quinta das bágeiras, se me saísse o euromilhões, era reserva na certa ;)

Maria Cardeal disse...

Ave rara,
Vou ter que vos fazer um ultimatum para cá virem?
Compra lá o pãozinho e as limas, tráz companhia, avisa com 15 minutos de antecedência para eu vos comprar uma palete de minis...e terem tempo de ficar fresquinhas.
Beijos

Vanus,
Que seja euromilhões com direito a jackpot e traz-me uma caixa.
Confesso que não conheço, apesar de já ter ido investigar para saber do que me falas.
Espero que jogues, pelos menos.

Rostro disse...

Ai esteva esteva...! O meu vicio (saudável atenção!) já me fez andar por sites de enologia e n é que acertei nos aromas e sabores, a dita lenga-lenga dos beb... enólogos!